alimentação saudável sem sofrimento

A vida acontece entre as linhas tortas

PROFISSÃOPLANT BASED

Haydée Borges

1/7/20252 min read

Quando eu decidi, em 2017, cursar uma segunda graduação, foi uma tentativa de encontrar novos caminhos, pois eu estava meio perdida e frustrada com os rumos que a minha carreira tinha tomado. Mas eu não sabia que tudo o que viveria e aprenderia me tornaria uma pessoa muito mais parecida com quem eu sempre imaginei que seria.

Me formei em Jornalismo em 2007, fiz mestrado em Design e trabalhava com Marketing. Eu me sentia infeliz e não via sentido no trabalho que fazia. Fazer promoção para vender um produto que as pessoas compram independente da marca, mais pelo valor e pela disponibilidade, era frustrante. Mas o que eu menos gostava era a parte política do trabalho: uma briga de egos da qual eu, sinceramente, nunca quis fazer parte.

Comecei a cursar Nutrição sem contar para ninguém no meu trabalho. Saía do escritório, ia para a faculdade e levava como um hobby, algo que eu fazia para me divertir (um pouco nerd, eu sei, enfim...). Mas comecei a gostar muito. Quanto mais o tempo passava, mais eu me identificava com aquilo tudo. Estudava química com um sorriso no rosto e fazia contas de cabeça (eu, a pessoa de Humanas que só gostava de História e Português).

Muita coisa aconteceu. Foi um longo caminho até aqui, tortuoso e cheio de obstáculos. Troquei de faculdade, saí do trabalho, veio a pandemia, aulas online, caos na Terra. Recalculei a rota várias vezes e, a cada vez que eu pensava em deixar essa ideia doida para lá, menos doida ela parecia. Mais eu gostava do que aprendia e descobria pelo caminho: das possibilidades que se abriam, das pessoas que eu conhecia e de quem eu me tornava.

Enfim, esse ciclo de estudante de segunda graduação terminou. Um pouco atrasada, levou 5 anos e meio para finalizar todo esse processo (e eu pensava: devia ter feito um Doutorado ou Medicina). Mas, finalmente, me formei nutricionista pela Faculdade de Saúde Pública da USP, em março de 2022. Me tornei uma profissional que defende o direito à alimentação adequada e saudável como um dos pilares básicos para a dignidade humana, que critica a indústria e seus mecanismos, e não as pessoas e seus hábitos, que adora desmentir a dieta da moda e entende alimentação como escolhas e decisões políticas que afetam diariamente a vida e a saúde de todas as pessoas.

Comecei nesse caminho sem grandes pretensões, mas essa caminhada mudou completamente a minha vida. Iniciei os atendimentos clínicos, finalizei uma pós em Nutrição Clínica Funcional, fiz cursos de Nutrição Vegetariana e Comportamento Alimentar e comecei outra pós em Fitoterapia. Sou viciada em aprender, amo estudar e descobrir novas maneiras de contribuir com a saúde das pessoas que confiam no meu trabalho.

Continuo sendo jornalista e designer: trabalho com pesquisa, escrevo sobre a interferência da indústria de alimentos em políticas públicas, transformo informações complexas em infográficos fáceis de entender e crio receitas veganas. Sou muitas coisas, e nutricionista é apenas uma delas. Mas, nesse espaço, será a que mais vai aparecer, pois é uma parte à qual dedico uma grande parte dos meus dias. Criei esse espaço para compartilhar conhecimentos e informações de maneira um pouco mais profunda do que nas redes sociais. Mas só quem me segue por lá vê fotos fofinhas da minha cachorra (também conhecida como Chefa).

Nos vemos nos próximos textos. Vai ser um prazer dividir um pouquinho do que eu descubro com vocês.